O papel da Mocidade Portuguesa no desenvolvimento das modalidades desportivas em Cabo-Verde (o caso do Vólei).






Estandardizado no modelo Fascista italiano, a Mocidade Portuguesa foi criada em 1936 (no período da ditadura em Portugal) por António de Oliveira Salazar, com o intuito de incutir na juventude o sentimento de ordem, disciplina, gosto da disciplina e do culto do dever militar.

 Era uma organização portuguesa (incluindo Cabo-Verde ultramarino) que estimulavam os jovens para o desenvolvimento integral da capacidade física, a formação do caracter e a devoção da pátria.
Durante o período de 41 já existiam dois liceus em Cabo-Verde, Adriano Moreira na Praia e Gil Eanes em São Vicente. A participação nas atividades da Mocidade Portuguesa era obrigatória para os estudantes naquele período na Praia e em São Vicente.

A sua estrutura era bem organizada, cada qual com as suas tarefas bem delineadas, onde haviam 4 escalões etárias.

 Lusitos, dos 7 aos 10 anos, Infantes, dos 10 aos 14 anos, Vanguardistas, dos 14 aos 17 anos e Cadetes, dos 17 aos 25 anos. Os dois primeiros grupos eram os únicos de filiação obrigatória.

O contributo da Mocidade Portuguesa para o desenvolvimento das modalidades desportivas em Cabo-Verde


(A farda da Mocidade Portuguesa)

Depois do surgimento do Voleibol no início dos anos 50, a Mocidade Portuguesa contribuiu de forma exponencial para massificar todas as modalidades existentes na altura. Casos de Andebol, Atletismo, Futebol, Ginástica e neste caso especifico o Voleibol, levando o para o Desporto Escolar, sobretudo nos dois liceus existentes naquele período nas ilhas.

Luís Bastos, a lenda do desporto cabo-verdiano, mais em concreto no futebol, destacava- se devido ao seu ecletismo. Naquele período era a maior referência do voleibol de Santiago, representando o quadro da Mocidade Portuguesa na região de Santiago e Ulisses Pinto, praiense de origem, residido em São Vicente, representava o quadro Mocidade portuguesa na ilha de São Vicente.

Na altura eram organizados campeonatos regionais e províncias, havendo sempre uma grande rivalidade entre Santiago e São Vicente, mais em concreto as cidades de Mindelo e Praia.

Na altura do surgimento do Voleibol havia um único recinto para a pratica da modalidade, o que veio a descentralizar nos anos sessenta e setenta para outros pontos como os dois liceus. O da Praia dispunha de um Ginásio e um recinto para Ténis, que também era utilizado para confrontos de Futebol entre as duas ilhas e o do Mindelo que dispunha por sua vez, uma de terra batida e outro de cimento.

38 Anos depois, em 1974, a Mocidade Portuguesa foi extinta devido ao derrube do regime Salazarista pelo movimento das Forças Armadas de Portugal no mítico dia 25 de Abril.

Continua (Parte 3)


Por: William de Jesus Sena Vieira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O surgimento do Voleibol em Cabo-Verde (Plateau e “Quintalona” como santuário de peregrinação) 1ª parte.

A representação diplomática de Cabo Verde através do Desporto